De 20 a 25 de maio, a 5ª edição do Festival Tanto Mar vai levar a Loulé artes perfomativas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com espetáculos diários no Cineteatro Louletano e não só.
Segundo a organização Folha de Medronho, “o eixo central que desejámos para o Tanto Mar passa pela permuta de conhecimentos, experiências e memórias, substanciado em acções de formação, produção e co-produções, trabalho este articulado com grupos CPLP (portugueses, brasileiros e africanos)”.
Com base nestes objectivos gerais – este com uma dedicatória especial à celebração dos 50 anos do 25 de Abril -, o festival quer dar o contributo para a diversidade e qualidade da oferta artística em território nacional, apresentando trabalhos que têm por base outras culturas, outras vias estéticas, que embora se cruzem e contaminem, mantêm idiossincrasias próprias.
“Em todas as áreas estruturantes, e a cultura é uma delas, os cidadãos das várias regiões, devem ter os mesmos direitos no acesso a manifestações culturais e artísticas, de que os festivais são um excelente exemplo. São contributos para a coesão territorial, acções concretas e viventes aqui substanciado na realização de um Festival de artes performativas, numa das regiões mais faladas pela massificação turística, mas mais carentes cultural e socialmente, como é o Algarve”, revela ainda a organização.
Para além dos espetáculos no Cineteatro Louletano, vão ter lugar atividades paralelas a decorrer no pátio dos Banhos Islâmicos, na Cerca do Convento Espírito Santo e na Associação Alfaia.
PROGRAMA
22 DE MAIO DE 2024 – 21H00 | Cineteatro Louletano
No Limite da Dor, pela Companhia Lendias d’Encantar [Portugal]
23 DE MAIO DE 2024 – 21H00 | Cineteatro Louletano
Ilha dos Sem Terra, pela RaizArte [São Tomé e Príncipe]
24 DE MAIO DE 2024 – 21H00 | Cineteatro Louletano
Não há mar, pelo Teatro Por Que Não? [Brasil]
25 DE MAIO DE 2024 – 21H00 |Cineteatro Louletano
Lenna Bahule apresenta “Kumlango” [Moçambique]
Programa integral disponível aqui.