‘Unidos pela Democracia’ é um ciclo de eventos que pretende trazer ao Algarve a reflexão e debate sobre os temas que mais impactam a região. Existe também implícito um forte apelo à participação cívica e ao ativismo, nomeadamente político, no convite à adesão à comunidade Unidos.EU e no incentivo ao voto nas próximas Eleições Europeias (EE) a 9 de junho de 2024.
Neste entendimento, o EuropeDirect Algarve, o Centro de Documentação Europeia da Universidade do Algarve (UAlg) e a Associação Académica da UAlg co-organizam, no dia 28 de novembro, entre as 15h00 e as 17h00, no Auditório vermelho da Faculdade de Economia da UAlg, no Campus das Gambelas, o debate ‘O voto jovem e a democracia europeia’. Vai falar-se de direito/dever de voto, de dar a voz de tod@s @s jovens e das ameaças ao sistema democrático.
Participam, pelo Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, o diretor Pedro Valente da Silva e a gestora da comunidade Unidos.EU, Filipa Lopes.
Este ciclo celebra igualmente os 50 anos da revolução de Abril e a vitória da democracia. Os eventos são públicos mas a intenção é dar voz e espaço aos mais jovens – nas últimas EE em 2019 foram quem menos votou, particularmente no Algarve.
Em baixo podes ver o programa detalhado.
15h00 – Boas vindas
(Pedro Duarte, jornalista e moderador)
15h05 – ‘Porquê um ciclo de eventos’
Unidos pela Democracia (Europe Direct Algarve e Centro Documentação Europeia da UAlg)
15h10 – 1º Painel – Apresentação das juventudes partidárias no Algarve
JS – Abel Matinhos
JSD – Artur Gomes
IL – Pedro Schuller
JCP – Pedro Jardim
PAN – Damyana Kazakova
VOLT – Rhia Lopes
CDS/PP – André Granadeiro
15h40 – 2º Painel : Debate ‘O voto jovem e a democracia europeia’
Associação Académica da UAlg – Rita Tavares
AEQUUM (LGBTQIA+) – João Duarte
Vereadora da juventude da CMF – Teresa Santos
Centro de Vida Independente – João Varela
Parlamento Europeu em Portugal – Pedro Valente da Silva
16h50 – A Plataforma Unidos.eu
Filipa Lopes