JÁ TOCOU
 
A TOCAR
 
VAI TOCAR
 
AAUAlg alarga apoio para combater o abandono escolar

Data

No âmbito do programa Bolsas AAUAlg+, a Associação Académica da Universidade do Algarve vai garantir o apoio a todos os estudantes que viram o seu processo na Direção Geral de Ensino Superior indeferido no atual ano letivo, em 2023/24. Este ano, e pela primeira vez, a iniciativa vai ser também alargada aos estudantes de Mestrado.

Segundo a AAUAlg, este apoio alargado, que abrange 52 estudantes, surge na sequência “dos resultados financeiros positivos nos principais eventos académicos do Algarve, como é o caso da Semana Académica do Algarve e da Receção ao Caloiro”. A própria AAUAlg vai liquidar 27 destas bolsas, a câmara municipal de Faro comparticipará 10 bolsas, a câmara municipal de Lagoa outras 10 e o Well Vale do Lobo apoia 5 das bolsas.

O programa Bolsas AAUAlg+ foi iniciado em 2020, em plena pandemia, com o objetivo de mitigar as desigualdades sociais e garantir que as condições socioeconómicas dos estudantes seriam um fator residual no que diz respeito ao abandono escolar.

Liderado pela então presidente da Associação Académica, Raquel Jacob, a AAUAlg entregou 20 bolsas no valor da propina de licenciatura e mestrado integrado, contemplando uma intervenção social no valor de 13 940 euros.

Apesar de não ter sido dada continuidade em 2021, a AAUAlg retomou o projeto em 2022, tendo atribuído 32 bolsas de 697 euros, 30 delas financiadas pela própria AAUAlg, num investimento no valor de 20 910 euros.

A cerimónia de entrega do programa Bolsas AAUAlg+ decorre esta quinta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 17h00, no Grande Auditório das Gambelas, altura em que também tomarão posse os novos órgãos sociais da AAUAlg para o mandato de 2024.

Na cerimónia vão marcar presença o reitor da UAlg, Paulo Águas, e o presidente da câmara municipal de Faro, Rogério Bacalhau, entre outras figuras da academia e da cidade.