A TUA RÁDIO NO SUL

JÁ TOCOU
 
A TOCAR
 
VAI TOCAR
 
Baile da Rosa” e “Concertos ao Entardecer: Bandua” na Fortaleza de Sagres

Data

A Fortaleza de Sagres irá acolher o “Baile da Rosa” no próximo domingo, 18 de setembro, projeto que decorre durante todo o dia, das 10 às 17 horas. Trata-se de uma encenação de um baile popular a ter lugar ao ar livre, em redor da “Rosa dos Ventos”, este enigmático elemento patrimonial circular.

Os participantes serão recebidos à entrada da Fortaleza, pelo som do acordeão de André Teixeira e por um casal de burros que carregam a merenda e que guiam o grupo até junto da “Rosa dos Ventos”, local central deste evento. Pelas 10h30 inicia-se a apresentação do grupo Piajon, com a oficina de danças tradicionais, que terá a orientação da bailarina Isabel Duarte, especialista em danças do mundo, e que irá desafiar os visitantes para alguns passos de dança de roda. A oficina decorre até às 12h30, altura em que se parará para uma pausa, num momento de confraternização e partilha de um piquenique.

Às 14h e de volta junto à “Rosa”, o Colectivo S.T. All Stars irá proporcionar um momento de ritmo corporal e percussão prosseguindo, entretanto, com os Piajon para o baile que decorre até às 17 horas, momento que encerra o evento.

Os participantes deverão trazer merenda para partilhar, sendo que a organização proporcionará também um piquenique. Está ainda previsto o transporte disponibilizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, com paragem nas localidades de Barão de São Miguel, Budens, Salema, Figueira, Raposeira, Vila do Bispo e Sagres (horários abaixo). As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até dia 15 de setembro. Para mais informações e inscrições contacte: 913857406 ou 961320897.

O “Baile da Rosa” é um projeto de Conceição Gonçalves, Ana Simões e Albina Petrolati, promovido pela Tertúlia Associação Sócio Cultural de Aljezur para o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, este ano com o tema “Patrimónios sem Fronteiras”.

Logo a seguir, no mesmo dia, pelas 18h, o Auditório da Fortaleza de Sagres será palco do concerto de Bandua, o segundo concerto integrado no ciclo “Concertos ao Entardecer”. Bandua agarra no cancioneiro popular da região da Beira Baixa e encara-o com uma reinterpretação folk electrónica à moda do downtempo berlinense. Concebido pelo músico e produtor luso-brasileiro Tempura the Purple Boy e com a participação do cantor e músico português Edgar Valente, Bandua representa a primeira vez em que estas sonoridades, poemas e canções são transformadas num disco melancólico pop eletrónico de língua portuguesa.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição através de: arquente@gmail.com

O ciclo “Concertos ao Entardecer” é uma iniciativa da ArQuente – Associação Cultural, apoiada pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Para mais informações consulte www.cultalg.pt e siga-nos no facebook, twitter e instagram.