A TUA RÁDIO NO SUL

JÁ TOCOU
 
A TOCAR
 
VAI TOCAR
 
A Casa das Virtudes em Faro junta Itália, Portugal e França, em concerto

Data

A Casa das Virtudes em Faro junta Itália, Portugal e França, em concerto no Dia Mundial da Música (01 de outubro), com Spiritual Front, Dr. Frankenstein, e La Chanson Noire.

La Chanson Noire nasceu em 2007, um projeto da autoria de Carlos Monteiro a.k.a.Charles Sangnoir. Quebrando a sonoridade a que estamos habituados no panorama musical português, La Chanson Noire mostra-nos o lado mais negro da Música Popular Portuguesa, aliando músicas cantadas em português, inglês ou francês, com sonoridades tradicionais portuguesas e remisturas mais arrojadas. A influência musical de nomes  portugueses irreverentes, como António Variações, Jorge Palma ou Mão Morta alia-se a traços do gótico anglo-saxónico e a um leque sonoro variado, para criar uma música negra e fora do comum, com letras inusitadas e, por isso mesmo, muitíssimo interessante.

Dr. Frankenstein, uma banda portuguesa de surf rock, formada em 1994. O nome da banda surgiu”por causa do seu amor pelos filmes de série B e pela cultura trash americana”.  Têm as suas raízes musicais no rock n’roll dos The Cramps, nos primeiros anos de R&B dos The Rolling Stones e nos Rough Rockin’ Instrumentals do final dos anos 50/60. No seu currículo registam já um EP e cinco álbuns.

Spiritual Front são uma banda de neofolk  oriunda de Roma. Os  membros da banda descrevem a sua música como “pop suicida niilista”, com elementos de música neoclássica e rock, folk melancólico e tango que se mostram predominantes, juntamente com uma sensação experimental recorrente. De um folk sombrio e lamentoso no início, o som começou a transformar-se e a crescer, sendo atualmente comparado ao trabalho de Nick Cave, Swans e Scott Walker, por exemplo. O trabalho do grupo foi descrito como cruzando uma grande variedade de géneros, estilos musicais e tradições, e a própria banda é considerada única entre as cenas neofolk e pós-industrial modernas na Europa. A ingenuidade e a construtividade das músicas de Spiritual Front ganharam uma espécie de estatuto de culto desde a sua formação.

Outro aspecto importante é o facto de o imaginário das bandas ter por base o cinema e a literatura. Marquês de Sade, Dante, Shakespeare, Pasolini, Fassbinder, João Pedro Rodrigues, Ingmar Bergman e Derek Jarman são exemplos de autores e cineastas com um peso enorme nas letras de Spiritual Front, tornando a sua música num objeto de estudo multidisciplinar

No dia 30 de Setembro como forma de assinalar o dia mundial da musica ira se realizar uma mesa redonda, em colaboração com a Universidade do Algarve e o Cineclube de Faro onde se abordará a influência do cinema na música das três bandas em questão, com presença de músicos das bandas presentes no concerto.

O bilhete para este concerto custa €12 , podem ser aduiridos na plataforma BOL . FNAC , CTT , WORTEN e EL CORTE INGLES , assim como a entrada no local do concerto .

O concerto tera incio às 20H. Abertura das portas às 19:30